quinta-feira, janeiro 27, 2011

Congelando os Alimentos!

O congelamento é um sucesso na cozinha. Torna as refeições mais rápidas e econômicas, a técnica garante durabilidade aos alimentos, preserva seu sabor e alguns de seus nutrientes. Mas para que os alimentos não estragem algumas regras devem ser seguidas.

Carnes: 
Após embalar retire todo o ar de seu interior, pois o oxigênio degrada o alimento. O ideal é mater as carnes no frezzer por no máximo 3 a 4 meses.
Na hora de descondelar carnes ou aves, retire um dia antes do freezer e passe para a geladeira. Se estiver com pressa utilize o microondas com intervalos de liga e desliga.

Peixes:
O peixe deve estar absolutamente fresco para ser congelado. Nessa caso, prefira compra-ló em peixarias. Quando adquiri-los já congelados, leve-o rapidamente ao freezer.
O descongelamento se procede igual ao das carnes.

Batatas:
Batatas cozidas não podem ser congeladas. É melhor de estejam em forma de purê ( com leite e margarina no preparo). Depois de descongelar, bata bem quando estiver no fogo para que volte ter a mesma cremosidade de antes.
Batatas fritas devem ser picadas em palito e congeladas pré-fritas (antes de dourar), separadas em uma assadeira. Depois que estiverem duras, transfira para um saco plástico, retirando o ar. Na hora de fritar passe-as do freezer diretamente para o óleo quente.

Pães:
Os pães, sejam fatiados ou do tipo francês, podem ser colocados no freezer. Na hora e descongelar, não precisa passar pela geladeira. Porém nunca deixe sem embalagem, para evitar contaminação.

Líquidos:
Sopas e molhos têm seu volume aumentado em 10% ao ser congelados. Por isso, não encha a embalagem totalmente, para que ela comporte a dilatação do líquido.

2 comentários:

  1. Barbara Bueno de Moraes29/1/11 11:10 PM

    é sempre bom relembrar destes procedimentos que nos auxiliam no dia a dia ;) AROREI

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbara, obrigada por acompanhar o Blog.
    Logo trarei mais dicas para o nosso dia, como a organização da geladeira.

    Beijos =)

    ResponderExcluir